Devido ao grande número de nascentes e trilhas, a região é uma boa pedida para os esportes off-road (caminhadas, trail, cicloturismo, vôo-livre e outros). Com intuito de proporcionar uma estada cada vez mais agradável, a Estalagem do Mirante indica algumas opções de passeios, operadoras e transporte.

Obs.: A Pousada Estalagem do Mirante não se responsabiliza por tarifas e horários estipulados pelos profissionais que indica.

Turismo

Vôos duplos de parapentes e asa delta

No topo da Serra da Moeda, a 400m da Pousada Estalagem do Mirante, localiza-se uma das melhores rampas de decolagem de vôo livre do Brasil, onde você terá a oportunidade de uma experiência sensacional e única que é o vôo livre, através do vôo duplo com profissionais experientes associados ao Clube de Vôo Livre Belo Horizonte.

Mais informações: marcelorubbioli@gmail.com
www.parapentebh.com.br

Turismo

Circuito Turístico Veredas do Paraopeba

O Circuito Turístico Veredas do Paraopeba compreende uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales, rios, cachoeiras e água abundante. É ideal para quem gosta do campo, de praticar esportes ligados à natureza ou simplesmente de contemplá-la.

Mais informações: www.circuitoveredasdoparaopeba.org.br

Turismo

Inhotim

Inhotim a 35 km cruzando por um percurso de belas paisagens passando pelos distritos de Marques e Aranha encontra-se o Museu Inhotim de Arte Contemporânea. Ótima opção para hospedagens de mais de um dia.

Tempo para chegar: 50 minutos de carro.

Mais informações sobre o Museu, clique aqui.

Turismo

Vôos panorâmicos de balão

A 10 minutos da Pousada em meio ao Vale do Paraopeba com um visual deslumbrante, acontece na maioria das vezes a decolagem do balão. O CHB realiza vôos panorâmicos em um super-balão para 8 / 10 passageiros, dotado com os mais modernos recursos de pilotagem e segurança.

Maiores informações: www.voedebalao.com.br
clube@voedebalao.com.br

Turismo

Ouro Preto

Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.

Mais informações: www.ouropreto.org.br

Turismo

Mariana

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

Mais informações: http://www.mariana.org.br/

Turismo

Belo Vale

Belo Vale é uma cidade onde se notifica intensa atividade de extração de minério de ferro. A cidade conta com diversos pontos turísticos como cachoeiras, picos, estação ferroviária, igrejas com belas histórias e o Museu do Escravo que é composto por aproximadamente 3000 (três mil) peças

Mais informações: http://www.belovale.mg.gov.br/

Turismo

Parque do Rola Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Mais informações: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/198?task=view

Turismo

Congonhas

Os principais atrativos de Congonhas são: Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.

Mais informações: http://www.congonhas.mg.gov.br/

Turismo

Belo Horizonte

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo daideologia republicana no país.

Mais informações: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/

Turismo

Moeda

Moeda oferece a oportunidade de se conhecer um trecho da Estrada Real. O pessoal adepto à prática de voo livre tem no alto da Serra da Moeda seu ponto de encontro.

Mais informações: http://www.moedamg.com.br/

Turismo

Brumadinho

Apesar de sua pequena população, Brumadinho é importante para a região metropolitana de Belo Horizonte por causa de seus grandes mananciais de água, possibilitados pela extensão relativamente grande do município e pelo relevo montanhoso.

Mais informações: http://www.portaldebrumadinho.com.br/

Turismo

Nova Lima

A cidade de Nova Lima integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fato de fazer fronteira com o centro-sul do município de Belo Horizonte, região mais rica da capital, têm atraído moradores de alta renda para Nova Lima, os quais se instalam nos diversos condomínios de alto luxo da cidade.

Mais informações: http://www.novalima.mg.gov.br/

Turismo

Rio Acima

Possui diversas cachoeiras e nascentes. É a única cidade mineira com 100% do território localizado dentro da APA Sul - área de proteção ambiental que comporta 14 municípios da Grande BH.

Mais informações: http://rioacima.com/

Turismo

Galeria Orlando Lemos

A  Orlando Lemos Galeria  propõe ser um espaço múltiplo, dedicado ao desenvolvimento do pensamento crítico e artístico. Com 800m² de área construída, sua proposta é fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos de diálogo das artes visuais.

Mais informações: http://www.orlandolemosgaleria.com.br/